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Critérios para apresentação de trabalhos (Comunicações e Pôsteres)

MODALIDADES:
1-Comunicações Orais
2-Relatos de Experiência
3-Pôsteres
4-Relato de Experiência

CONDIÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO:

1. Os trabalhos científicos deverão ser apresentados em um dos eixos temáticos, tendo como foco a Pesquisa em Educação;
2. Os trabalhos poderão ser apresentados sob forma de comunicações orais individuais ou pôsteres;
3. Para comunicações orais individuais os autores deverão submeter resumo expandido, contendo entre 6000 e 7000 caracteres com espaço;
4. Para apresentação de pôsteres, os autores deverão submeter resumo simples, contendo entre 2000 e 3000 caracteres com espaço;
3. Os resumos das comunicações orais individuais e dos pôsteres serão encaminhados exclusivamente pelo endereço disponibilizado na página eletrônica do evento. As comunicações e os pôsteres deverão ser enviados como documento adjunto (anexo) com formato Word para o e-mail do evento www.coped-nm, entre 29 de maio a 30 de junho de 2016;
4. o resultado (aceite/não recomendação para publicação) será divulgado no site do evento até o 10 de julho de 2016;
5. Os resumos das comunicações orais e pôsteres serão publicados através de anais eletrônicos, no site do congresso.
O A avaliação dos trabalhos terá caráter eliminatório, sendo que o julgamento obedecerá aos seguintes critérios: 1. relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa; 2. riqueza conceitual na formulação dos problemas; 3. consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5. interlocução com a produção da área; 6. originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
Cabe aos autores a responsabilidade de fazer a revisão e correção do texto, ajustando-o às normas da língua padrão culta.

NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

Cada participante poderá inscrever até (02) dois trabalhos como autor e (05) cinco trabalhos como co-autor. Trabalhos em co-autoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal que indicará os nomes dos demais autores. Os co-autores também devem se inscrever no evento.
O prazo de envio do resumo da comunicação e do pôster será realizado entre 29 de maio e 30 de junho de 2016.
Os resumos das comunicações e pôsteres serão encaminhados pela coordenação do Congresso ao Comitê Científico, e a ele se reserva a análise e a emissão de pareceres relativos à aprovação, ou não, de cada trabalho.

Comunicação oral

Ao proporem comunicações orais individuais os interessados deverão enviar um resumo expandido com, no mínimo, 6.000 e, no máximo, 7.000, caracteres (incluindo os espaços, título do trabalho, nome e identificação dos autores, palavras-chave).
O corpo do resumo deverá contemplar: 1) problema da pesquisa; 2) objetivo da comunicação; 3) metodologia da pesquisa; 4) referências teóricas que sustentam as análises apresentadas; 5) resultados finais ou parciais da pesquisa. O resumo também deve evidenciar a relação do objeto de estudo com a pesquisa em educação e com o eixo de pesquisa no qual se inscreve, apresentando, também, a relevância social da investigação.
O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra 12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhada a direita a 4cm.
O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa Dra Maria Fernanda Antunes; Profa da Unimontes; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
O texto deverá estar com paginação numerada, com algarismos arábicos, no canto superior direito.
As citações de fontes no texto podem ser diretas e indiretas.
As citações indiretas devem conter sempre: sobrenome do autor, seguido do ano de publicação da obra. Por exemplo:
a) um autor: Segundo Ribeiro (1998), ou no final da frase (RIBEIRO, 1998).
b) até três autores: Segundo Ribeiro e Souza (1998), ou no final da frase (RIBEIRO; SOUZA, 1998).
c) mais de três autores: Segundo Ribeiro et al. (1998), ou no final da frase (RIBEIRO et al., 1998).
As citações diretas, com até 3 linhas, deverão ser sempre indicadas entre aspas, com a mesma fonte do texto. Com mais de três linhas, ficam afastadas 4cm da margem esquerda, em fonte 10, sem aspas.
As notas contidas no artigo deverão ser explicativas, limitando-se ao mínimo possível, e devem vir no final do texto.
As ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, etc.) poderão ser aceitas se estiverem com boa visibilidade e forem estritamente indispensáveis à clareza do texto, devendo-se assinalar, no texto, o número de ordem e os locais onde devem ser inseridas. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte de onde foram retiradas (autor, data) abaixo da ilustração e por completo nas referências.
As referências, redigidas de acordo com a NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deverão ser ordenadas alfabeticamente, por sobrenome do autor e constituir uma lista como última seção da comunicação. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do(s) autor(es).
As referências deverão ter alinhamento apenas na margem esquerda, com as linhas posteriores à primeira, também, rentes à margem.
Todos os autores do trabalho, inclusive co-autor(es), deverão efetuar sua inscrição e fazer o pagamento da taxa equivalente. Não será publicado artigo completo, apenas resumo expandido para a modalidade Comunicação Oral.

Pôster

Ao proporem apresentação de pôster os interessados deverão enviar um resumo com, no mínimo, 2.000 e, no máximo, 3.000, caracteres (incluindo os espaços).
No corpo do resumo dever conter problema de pesquisa, objetivo, metodologia, relação do objeto com o tema da jornada, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, relevância social do estudo, resultados finais ou parciais.
O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra 12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhada a direita a 4cm.
O pôster deverá ter uma extensão de 110 cm (vertical) e 90 cm (horizontal) e obedecer às normas científicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT.
O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa Dra Maria Fernanda Antunes; Profa da Unimontes; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Todos os autores do trabalho, inclusive co-autor(es), deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente.

Relato de Experiência

Ao proporem apresentação no formato de relato de experiência os interessados deverão enviar um resumo com, no mínimo, 2.000 e, no máximo, 3.000, caracteres (incluindo os espaços).
No corpo do resumo dever conter problema norteador do relato, objetivo, metodologia do trabalho desenvolvido, relação do objeto com o tema da jornada, relevância social da experiência, referências teóricas que sustentam as análises apresentadas, resultados finais ou parciais da experiência desenvolvida.
O resumo deverá ser redigido em letra tipo Times New Roman; letra 12 pt; espaço entrelinhas 1,0 (simples); margem esquerda e superior 3cm e direita e inferior 2cm; alinhamento justificado. No corpo do texto, as citações longas (mais de 3 linhas) devem ser apresentadas com fonte 10, alinhada a direita a 4cm.
O título do trabalho deverá ser centralizado, redigido em letras maiúsculas e destacadas em negrito. Abaixo do título, alinhado a direita, deverá estar a maior titulação e nome completo do autor, seguido do vínculo institucional e do e-mail. (Exemplo: Profa Dra Maria Fernanda Antunes; Profa da Unimontes; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Todos os autores do trabalho, inclusive co-autor(es), deverão fazer sua inscrição e o pagamento da taxa equivalente.

9.2.4 Informações complementares

Como um trabalho é avaliado?
Os textos de todas as categorias (comunicações orais e pôsteres) são avaliados quanto à forma e quanto ao conteúdo. Verificação quanto à forma: todos os textos/propostas submetidos (comunicações orais, relatos de experiência e pôsteres) serão verificados, quanto ao formato, pela equipe de coordenação do COPED-NM, seguindo as orientações estabelecidas.

Como o trabalho será avaliado quanto ao conteúdo?

Todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas, membros do Comitê Científico do COPED-NM, que necessariamente deverá ser da mesma subárea à qual o trabalho está vinculado. Os pareceres, assim que emitidos, ficarão disponíveis para a equipe de organização do evento, que poderá verificar a compatibilização dos pareceres: a) aceitos pelos dois avaliadores (Sim + Sim); b) recusados (Não + Não) e c) discrepantes (Sim + Não). Os trabalhos com pareceres discrepantes (Sim + Não) serão avaliados novamente pelo um representante Comitê Científico, integrante da comissão organizadora do evento.
A lista dos trabalhos cujos resumos forem aprovados pelo Comitê Científico será divulgada no dia 10 de julho de 2016, no site do evento. Os pesquisadores cujos trabalhos não forem aceitos poderão recorrer da decisão do Comitê Científico no período de 11 a 12 de julho de 2016. A relação definitiva dos trabalhos aceitos para apresentação inclusive com a incorporação daqueles cujos recursos forem aceitos, será divulgada no dia 15 de julho de 2016.