All for Joomla All for Webmasters

Anais - Comunicações Orais

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E OUTRAS LINGUAGENS
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
A EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS EM SEU PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO PELO DESENHO Leandra Moura Queiroz; Flávia Caldeira de Oliveira; Camila Vieira Barbosa; Sirlene Antunes Cabral do Santos; Cláudia Ruas Soares
A EXPLICAÇÃO DOS FENÔMENOS DA NATUREZA PELAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (AIEF) Nathany Gonçalves Santos; NairAparecida Lopes Caldeira; Thamiris Antunes Pereira; Jussara Maria de Carvalho Guimarães
A LEITURA DE DELEITE COMO PRÁTICA FORMATIVA NO ÂMBITO DO PNAIC Ludmila Amaral Costa
A PROGRESSÃO TEMÁTICA EM CONTOS DE FADAS RECRIADOS UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE ESCRITA Janine Ferreira Pimenta Rosa; Arlete Ribeiro Nepomuceno
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II Cláudia Reis Otoni de Paula; Adriana Mendes Ramos; Marília de Aquino Araújo
A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO Líllian Gonçalves de Melo; Geralúcia da Silva; Marinete Gomes da Luz
JORNAL ON-LINE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Pablo Olinto de Oliveira Souza
LITERATURA EM QUADRINHOS DIÁLOGOS E RESSIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO LEITOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA Luciane de Oliveira Bertulino Fernandes
LITERATURA INFANTO-JUVENIL UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA NA ESCOLA ESTADUAL BELVINDA RIBEIRO João Olímpio Soares dos Reis; Janice Cordeiro Azevedo da Silva; Ludmila Soares Mendes; Iza Maria de Souza Fonseca; Mirlaine Aparecida; Rejane Silva Fonseca
NÍVEIS DE ESCRITA, HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E REALISMO NOMINAL ENTRE CRIANÇAS

Denise Nunes Gonçalves; Paula Souza Gonçalves; Suely Ferreira Teixeira; Michelle de Oliveiras Ruas; Suzanne Santana Oliveira; Vivian Cristina Leite Silva 

O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA Ana Paula Frade A.Couto; Bruna Alves Lacerda; Claudinéia Gomes Diniz; Izamildes Soares Ruas; Maria das Dores Vieira Cardoso; Maria Elizabeth de Aguiar
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA Flávia Caldeira de Oliveira; Leandra Moura Queiroz; Camila Vieira Barbosa; Sirlene Antunes Cabral do Santos; Cláudia Ruas Soares
PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O TRABALHO COM A LEITURADO TIPO TEXTUAL NARRATIVO Mauricio Alves de Souza Pereira
REALISMO NOMINAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A RELAÇÃO COM A ESCRITA Cláudia M. Leite; Danyela Soares Xavier; Fernanda Grazielle Nunes de Oliveira; Maria dos Anjos Ferreira Silva; Maria José Gonçalves Silva Souto; Tânia Almeida de Jesus
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Ana Caroline de Oliveira Campos; Maria Helena Aquino; Cleide Mendes Batista; Gisele Soares Pereira; Kelly Cristina Soares Vita de Souza; Rejane Gonçalves Coutinho; Denice do Socorro Lopes Brito
UMA PROPOSTA DE ENSINO MULTIMODAL Adriana Mendes Ramos
UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO CONTO A CARTOMANTE DE MACHADO DE ASSIS Adriana Mendes Ramos; Simone Zilochi Soares Pires

EDUCAÇÃO DE DIVERSIDADE
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
A INDISCIPLINA COMO DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Thais Cristina Versiani Cavalho; Ivaneide Moreira Dias; Flavia Alexandra Lopes Lisboa; Thamirys Paula; Jessica Layli
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Keila Raiany Pereira Silva; Lincoln Valério Andrade Rodrigues; Laniel Aparecido Bueno
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES Mariane Costa Santos de Tavares
“IDEOLOGIA DE GÊNERO”: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO MONTES-CLARENSE Amanda Narciso Pereira; Luiz Henrique Silva Nascimento
INDISCIPLINA NA ESCOLA, MEDIDAS E SUGESTÕES NA PERSPECTIVA DE ALUNOS Aline Cardoso dos Santos; Jéssica de Sousa Tolentino; Katlyn Micaelle Souza Ramos; Kenya Graciele Gusmão Oliveira; Tatiana de Jesus Silva; Verônica Neves Silva
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALGUNS DESAFIOS Eliana de Freitas Soares; Jozielia Santana da Silva; Suzana Oliveira Santana Teodoro
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DE LINGUAGEM Maria Elza Meira

EDUCAÇÃO DO CAMPO
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
SÍTIO DE SALUZINHO UM ESPAÇO PARA A MULTIPLICAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS RURAIS Emília Pereira Fernandes da Silva; Leonardo França da Silva; Marcos Antônio Pereira da Fonseca Maltez

FORMAÇAO DE PROFESSORES
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
ARISTÓTELES, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES Fábio da Silva Gonçalves; Edmilson Mendes de Faria; Fharley Danilo dos Santos Silva; Caubí Blanck Martins
ENTRE A GEOGRAFIA ACADÊMICA E A GEOGRAFIA ESCOLAR A NECESSIDADE DO ENGAJAMENTO SOCIOPOLÍTICO E DE TEORIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA Fábio da Silva Gonçalves; Edmilson Mendes de Faria
EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA Flávio Henrique Veloso Mourão; Stefany Batista Pereira; Geisa Magela Veloso
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA VISÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Regina Coele Cordeiro; Cláudia Costa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CAMPUS/SÃO FRANCISCO Súsi Karla Almeida Santos; Adriana Soares dos Reis; Jaene Graciana de Gusmão
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS FORMATIVOS E SEUS REFLEXOS NOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO PROEB/SIMAVE Guiomar Damásio Silva Reis; Vívian Oliveira Leite
FORMAÇAO DOCENTE, RENOVAÇAO DAS PRÁTICAS POR MEIO PNAIC Ana Flávia Dos Santos; Nathany Gonçalves Santos; Geisa Magela Veloso
MEDIAÇÕES CULTURAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS Mônica Maria Teixeira Amorim; Geisa Magela Veloso; Emilia Murta Moraes; Maria Jacy Maia Velloso; Cecídia Barreto Almeida; Eliana de Freitas Soares
O OLHAR DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PNAIC Nathany Gonçalves Santos; Ana Flávia Dos Santos; Geisa Magela Veloso
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS, DO IMPACTO DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PROPOSTAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES, HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIMONTES, NA SUA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO PILOTO Leandro Mendes Pinheiro da Silva; Rachel de Ulhoa Tupynambá

GESTAO E POLITICAS PÚBLICAS
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
CUSTEIO E REPASSE DO FUNDEB NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ITINGA-MG Fernando de Carvalho Pires
GASTOS PÚBLICOS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS GERAIS Maria Elizete Gonçalves; Luciene Rodrigues; Daniel Brito Alves; Pablo Henrique Oliveira Barbosa
INDISCIPLINA NA ESCOLA Danubia Patrícia da S. Leite; Fabrício Silva Vieira; Eloisa Mendes Rodrigues; Juliana Santana Mendes; Maikon klismmem Oliveira Rocha; Willian Ramos Ferreira
LABORARÓRIO DE INFORMÁTICA E O ESPAÇO DA BIBLIOTECA RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Valéria Barbosa de Oliveira Roque; Emariângela Pereira da Conceição; Ariadna Santos Batista
O PROCESSO DE SUCATEAMENTO DOS PROGRAMAS DE APOIO À EDUCAÇÃO OFERECIDOS PELO IFNMG- SALINAS PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SALINAS: UMA VISÃO ATRAVES DOS BASTIDORES Allan Alexandre de Sousa; Victor Emanuel Ramos Cruz
POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO André Nunes de Souza
POLÍTICAS SOCIAIS E NEOLIBERALISMO IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Viviane Nascimento Silva; Christine Veloso Barbosa Araújo; Valdir Pedro Rodrigues;
UM RETRATO DOS FATORES QUE DIFICULTAM A IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Allan Alexandre de Sousa; Victor Emanuel Ramos Cruz

HISTORIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
A ESSÊNCIA DO TRIVIUM E DO QUADRIVIUM NA EDUCAÇÃO BÁSICA Vívia Paula Diniz Abreu
AS ESCOLAS POLIVALENTES E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970 Fátima Rita Santana Aguiar; Dulce Pereira dos Santos
DIÁRIOS DE CLASSE FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
EDUCAÇÃO DE ADULTOS UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA CULTURAL Rita Tavares de Mello; Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida; Filomena Luciene Cordeiro Reis; Natália Andrade Ruas; Michel Juliano Santos Lima; Loren Michelle Cardoso Silva; Alice Souza e Souza
HISTÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE ADULTOS EM MONTES CLAROS MODO DE PENSAR, SENTIR E AGIR (1970-1980) Filomena Luciene Cordeiro Reis; João Olímpio Soares dos Reis; Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia; Gabriela Santos Cordeiro; Maria Clara Assunção Maia; Jeniffer Laviny Cardoso Pinheiro; Brenda Cardoso de Sousa
HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL BREVE RELATO DO PERÍODO COLONIALÀ CRIAÇÃO DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE Christine Veloso Barbosa Araújo; Maria Helena de Souza Ide
LUGARES DE MEMÓRIAS UM OLHAR SOBRE A POSSIBILIDADE DO ARQUIVO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER Filomena Luciene Cordeiro Reis
PIBID E HISTÓRIA UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR Filomena Luciene Cordeiro Reis; Mariana Durães
REMANESCENTES QUILOMBOLAS NO BRASIL UMA ANALISE SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EXCLUDENTES Patrícia Fernanda Heliodoro dos Santos; Filomena Luciene Cordeiro Reis; Mônica Maria Teixeira Amorim

INFANCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL Cláudia M. Leite; Danyela Soares Xavier; Fernanda Grazielle Nunes de Oliveira; Maria dos Anjos Ferreira Silva; Maria José Gonçalves Silva Souto; Tânia Almeida de Jesus
ESCOLA ESTADUAL BELVINDA RIBEIRO UM ESPAÇO ESCOLAR E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL João Olímpio Soares dos Reis; Janice Cordeiro Azevedo da Silva; Ludmila Soares Mendes; Iza Maria de Souza Fonseca; Mirlaine Aparecida; Rejane Silva Fonseca
NÍVEIS DE DESENHOS E HABILIDADES GRÁFICAS DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 6 ANOS Denise Nunes Gonçalves; Paula Souza Gonçalves; Michelle de Oliveiras Ruas; Suzanne Santana Oliveira; Vivian Cristina Leite Silva; Suely Ferreira Teixeira
O DESENVOLVIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS POR CRIANÇAS Ana Paula Frade A.Couto; Bruna Alves Lacerda; Claudinéia Gomes Diniz; Izamildes Soares Ruas; Maria das Dores Vieira Cardoso; Maria das Elizabeth de Aguiar
O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM UMA BREVE CONCEITUAÇÃO Carlos Roberto Pereira Dias; Angélica Durães Oliveira; Cibele Sousa Santos

SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
A (INTER)AÇÃO PROFESSOR E ALUNO NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM Angela Brito de Souza; Mauricio Alves de Souza Pereira
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA É UM MÉTODO EDUCACIONAL VÁLIDO NO CURSO MÉDICO Lincoln Valério Andrade Rodrigues; Keila Raiany Pereira Silva; Laniel Aparecido Bueno; Danilo José Ferreira Filho
A ESCOLA E SEUS DESAFIOS AO TRABALHAR COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliana de Freitas Soares; Jéssika Ferreira dos Santos
COMO ENFRENTAR A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR João Gildasio Veloso Meira; Lúcia Constanete Avelar; Thais Santos Ferreira; Verônica Ludmila Pereira Silva
COMPORTAMENTOS E DIVERSIDADES NOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Neucy Teixeira Queiroz
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A REDUÇÃO DO LIXO ATRAVÉS DA RECICLAGEM COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Neucy Teixeira Queiroz
ESTUDO DA RELAÇÃO PROFESSOR-MATERIAIS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Gilberto Januario
INDISCIPLINA ESCOLAR NA VISÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ana Flavia D. Freitas; Alessandra S. Veloso; Amanda F. da Silva; Vanessa P. de Oliveira; Sarah Monique P. Dias
INDISCIPLINA, UM OBSTÁCULO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Frederico Mendes Queiroz; Raquel Martins Souza; Vanusa de Fátima Cerqueira Santos; Leidiane da Costa Souza; Vanice Gomes de Oliveira Dias
INDISCIPLINA NA ESCOLA Danubia Patrícia da S. Leite; Fabrício Silva Vieira; Eloisa Mendes Rodrigues; Juliana Santana Mendes; Maikon klismmem Oliveira Rocha; Willian Ramos Ferreira
O ENSINO DE DILATAÇÃO TÉRMICA ATRAVÉS DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS Franciélle Mendes de Oliveira; Victor Peres Silva; José Antônio Duarte Santos
PROJETO INTERDISCIPLINAR DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO SOARES DA CRUZ, GUARACIAMA-MG: POR QUE A ELEIÇÃO É “COISA SÉRIA”? Anna Maria Rodrigues Telles

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTANCIA
TÍTULO
AUTOR/CO-AUTOR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: ORIGEM HISTÓRICA, VANTAGENS E DESVANTAGENS Marlon Andrey Nunes da Silva
INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Edmilson Mendes de Faria; Fábio da Silva Gonçalves; Caubí Blanck Martins
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) SOB A LÓGICA DO CONCEITO DE MUDANÇA SOCIAL A EXPERIÊNCIA DO PNAP Mônica Nascimento e Feitosa; Viviane Nascimento Silva; Valdir Pedro Rodrigues